Brasília, 12/09/2013 – Iniciou nesta quarta, 11, o Encontro Internacional Antifascista pela Paz e pela Vida, em Caracas, capital da Venezuela. A deputada federal Janete Capiberibe e o senador João Capiberibe, ambos do PSB, representam o Brasil no evento que vai até o dia 15. A abertura do Encontro lembrou os 40 anos do golpe militar que derrubou o presidente socialista Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973, com forte apoio do governo dos Estados Unidos da América. Os socialistas brasileiros encontraram-se com o presidente Nicolás Maduro e com o escritor uruguaio Eduardo Galeano (fotos).
Por telefone, a deputada Janete, informou que a iniciativa reúne representantes de vários países latino-americanos – Brasil, Bolívia e Honduras, entre eles – e europeus para “fortalecer a resistência ao imperialismo estadunidense e instituir uma globalização solidária”. O Encontro sinaliza o resgate da unidade latino-americana em oposição ao neoliberalismo, implantado nos países da América do Sul na segunda metade do século passado com golpes militares dados pelas elites nacionais e com apoio do governo dos EUA. Após a derrota em Cuba, os norte-americanos usaram todos os meios para impedir que as nações se tornassem menos injustas, especialmente estrangulando-as com embargos econômicos aos países, como fizeram com Cuba e logo depois com o Chile, antes do golpe militar. Para Janete, as ditaduras destruíram a unidade dos povos latino-americanos e empobreceram drasticamente suas populações, pondo fim a um período no qual as nações avançavam para sociedades democráticas e socialistas.
Pela manhã, uma oferenda floral homenageou o líder socialista Salvador Allende, na Praça homônima. Dali saiu uma marcha organizada pela Frente Salvador Allende para encontrar-se com o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez, que discursou por cerca de duas horas. Allende é reverenciado na Venezuela, onde dá nome à ruas, praças, parques e à Escuela Latinoamericana de Medicina Dr. Salvador Allende, por exemplo.
O governo “totalmente constitucionalista”, disse Janete, com grande inclusão social, redução da pobreza e da desigualdade social resultante da distribuição dos lucros do petróleo e da instituição de políticas públicas universais, sofre forte oposição dos EUA.
“Os venezuelanos nos receberam muito bem, nos aplaudiam nas ruas, vinham se juntar à marcha”, lembra a deputada brasileira, impressionada com a juventude das lideranças socialistas, como o vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela Jorge Arreaza. “Ser joven y no ser revolucionario, es una contradicción hasta biológica (Ser jovem e não ser revolucionário chega a ser uma contradição biológica)”, afirmava o socialista Salvador Allende.
[Da assessoria de Janete Capiberibe (Sizan Esberci)]
Assista aqui a matéria da Rede Telesur: http://video.kolbi.msn.com/watch/video/comenzo-el-primer-encuentro-internacional-antifascista-en-caracas/26rhgarky?cpkey=93ca1d7c-871b-4f39-b5f5-866d94e6239b%257c%257c%257c%257c