O senador João Capiberibe (PSB-AP) comunicou ao Plenário na quinta-feira (14) visita à Guiana Francesa, acompanhando o governador do Amapá, Camilo Capiberibe. A Guiana Francesa é um departamento da França e foi palco da 8ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França e Amapá-Guiana.
– O governador Camilo tomou a decisão de retomar, de forma decidida, a cooperação que sofreu uma paralisia nos últimos anos, uma cooperação fundamental para nós que vivemos ali na região que eu classifico como a mais isolada no planeta. Nós estamos na margem esquerda do Rio Amazonas, assim como o Departamento Francês da Guiana e os países do platô da Guiana: o Suriname e a República da Guiana – disse.
João Capiberibe explicou que a Comissão Transfronteiriça foi criada em 1997 e vem proporcionando cooperação bilateral nas áreas da economia, cultura, ciência e tecnologia.
Segundo informou o senador, a reunião resultou em entendimentos para agilizar a inauguração da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, além da construção de linha de fibra ótica ligando Caiena e Macapá. O encontro também serviu para a discussão sobre a possível abertura da Guiana para receber produtos alimentícios do Amapá e também uma futura eliminação da necessidade de visto para brasileiros entrarem na Guiana.
– Temos amplas possibilidades de construir ali um modelo de integração e de cooperação econômica, social e cultural naquela nossa região e juntos sairmos do isolamento – disse o senador.
Agência Senado