Trechos de textos postados pelo Senador João Capiberibe no endereço eletrônico twitter (@joacapi), em sua viagem ao Sul do Estado do Amapá:
“Nossa viagem ao sul do Amapá começou na sexta 4, acompanhado de @janetecapi, @Artionka e Ronaldo, mais os netos Antônio 13 e Thomas 10 anos”.
“Nosso barco se afasta da área de conexão, para que saibam estou refazendo o roteiro de 20 anos atrás, subindo o Jari e Iratapuru”.
“Nosso barco largou na maré da manhã do canal do Jandiá. Entramos no rio Mazagão passeamos em frente da cidade e retomas subindo o Amazonas”.
“Antes do rio Mazagão tentamos uma entrada de lancha no rio Vila Nova, mas tivemos problema, não foi possível visitar as comunidades da foz”.
“3 horas depois entramos no rio Maracá parando nas comunidades, a surpresa dos ribeirinhos era enorme ao me ver com Janete descendo do barco”.
“Antes de anoitecer atracamos na foz do Maracá e pernoitamos, na manhã seguindo retomamos o Amazonas, meia hora depois paramos no rio Navio”.
“Nossa próxima parada foi no rio Ajuruxi. Passamos a manhã de sábado conversando com a comunidade. Encontramos jovens estudando o modular”.
“Dona Judite, da comunidade do Ajuruxi, um encanto de pessoa, mostrou sua criação de galinhas alimentadas com farelo de buriti e murumuru”.
“Quando estávamos no rio Mazagão passou um casal com 2 crianças num rabeta, voltou minutos depois nos trazendo aracu que acabara de pescar”.
“No sábado, depois d percorrer vários estirões do Cajari, retornamos e pernoitamos na foz. No dia seguinte, bem cedo, rumamos para Jarilândua”.
“E lá nave vá! Entramos no belíssimo Cajari, fomos subindo o rio, apreciando a paisagem e parando pra conversar com os ribeirinhos”.
“Subimos o rio Amazonas e retornamos pela estrada”.