O senador João Capiberibe (PSB/AP), o deputado federal Sibá Machado (PT/AC), o coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisas da Região Norte (Foprop Norte), Emmanuel Tourinho, e reitores das Universidades da Amazônia foram recebidos na tarde da quarta-feira, 05/12, pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em duas audiências distintas, em Brasília.
A comitiva pediu o apoio dos ministros para a inclusão no orçamento da União para o ano de 2013 de recursos para um projeto considerado estratégico para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): o “Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia”, que visa a um avanço mais acelerado da pesquisa e da pós-graduação na Região. João Capiberibe, que apoia a iniciativa desde a sua elaboração, destinou emenda para o projeto no valor de R$72 milhões.
O ministro Raupp avaliou positivamente a discussão, e sugeriu como próximo passo a elaboração de um programa específico para a Amazônia, dentro do quadro geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para estimular a presença dos doutores/pesquisadores por meio de bolsas.
Capiberibe defendeu o programa pedindo a atenção de Marco Antonio Raupp para o que considera outro item fundamental: o investimento nos recursos humanos. “Não adianta pensarmos em bolsas se não dermos as condições necessárias à qualidade de vida destes profissionais, ministro” – apontou.
A ministra Ideli também garantiu apoio às emendas e propôs a criação de um programa permanente dentro do governo federal para reduzir a desigualdades de conhecimento, contratando mil professores-doutores a mais para as universidades da Amazônia durante dez anos.
Texto e foto: Aline Guedes