O senador João Capiberibe (PSB/AP) recebeu nota de esclarecimento da Ipiranga Produtos de Petróleo S/A, sobre a recente crise de desabastecimento ocorrida no Estado do Amapá. Segundo a nota, a restrição no fornecimento de combustíveis no Estado decorreu da oscilação da disponibilidade de produtos pelos fornecedores, e da logística para a coleta e transporte deles até à base de distribuição.
A Ipiranga afirmou que a situação foi regularizada e que absorveu os custos adicionais da transferência do produto de outras localidades, para suprir a necessidade temporária no Amapá. Com relação à solicitação do senador Capiberibe de ampliação da base de combustíveis no Estado, a Ipiranga informou que estão em andamento estudos, a fim de atender as demandas futuras. “Por oportuno, frise-se que não deixamos de atender nossa rede de postos revendedores, ainda que abaixo da normalidade, neste período em que dificuldades se apresentaram neste Estado” – finaliza a nota.
O problema do desabastecimento foi discutido na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, presidida pelo senador Capiberibe, no começo de novembro. O empenho dele na solução do problema foi elogiado pelos colegas senadores. Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) destacou a iniciativa de Capiberibe em ouvir dos agentes responsáveis pelo abastecimento no país as suas explicações.
“Parabenizo o senador Capiberibe não só pela audiência, mas também pela condução política que deu e tem dado à crise dos combustíveis. Ele tem protagonizado a mobilização sobre o desabastecimento no mês de outubro que se instalou no Amapá, um Estado da federação que não tem ligação terrestre e quando alguma coisa da errada, são semanas que a população padece com a falta de combustível”, destacou Rodrigues.
Já o senador Tomás Correa fez questão de salientar a seriedade do assunto e a preocupação mostrada por Capiberibe sobre o abastecimento de combustíveis no país. “O que me assusta e a falta de planejamento das distribuidoras e da própria ANP que só fazem alguma coisa de emergência. Soube do caos no Amapá, estado em que já morei e me sinto um pouco amapaense, e me solidarizo ao senador Capiberibe por ter observado o seu empenho, correndo, ligando e falando com autoridades do setor de combustíveis, pedindo socorro para que fosse resolvido o sufoco que seu estado estava passando”, disse Correa, na oportunidade.