Tendo como local o auditório da Universidade Federal do Amapá foi aberto na quarta-feira (14) o Fórum de Reitores da Região Norte, como parte da programação do 8º Amazontech, evento realizado em Macapá.
O Fórum trata das questões ligadas às Universidades da região Amazônica, principalmente das instituições federais de ensino, abordando entre outros temas a diferença com que essas instituições são tratadas pelas autoridades em comparação às outras regiões do país. Participaram reitores de todos os Estados participantes da AmazonTech.
Ao se pronunciar sobre o assunto na abertura do Fórum, o senador João Capiberibe disse que “o Amazontech é o resultado acumulado de conhecimento na área da ciência, traduzido em tecnologia. Há uma exposição de várias áreas, que foram desenvolvidas durante esse período da história”.
O senador declarou ainda que o resto do país tem uma dificuldade enorme de enxergar os Estados mais pobres como o Amapá. Mas aqui existe um desenvolvimento diferenciado preservando o meio ambiente e com um enorme compromisso com as gerações futuras.
Sobre o Fórum de Reitores Capiberibe disse que a Amazônia ainda tem pouquíssimos professores, mestres e doutores em comparação com outras regiões do país. O assunto mobiliza reitores e pró-reitores no sentido de sensibilizar a bancada federal para ajudar na resolução dos problemas do setor.
O Amazontech é marcado por uma séria de eventos buscando chamar a atenção do país para os Estados da região. Até o dia do encerramento que acontecerá no próximo sábado mais de trinta mil pessoas deverão passar pelo recinto do evento no complexo do Marco Zero do Equador.
Humberto Moreira