Em visita à base de combustível do Posto Ipiranga, no município de Santana (AP), o senador João Capiberibe e a deputada estadual Cristina Almeida, ambos do PSB/AP, foram recebidos pelo chefe da base, Luiz Alberto. Os dois parlamentares investigam as causas da crise do abastecimento de gasolina e álcool nos postos do Estado. Há quase duas semanas, o amapaense enfrenta longas filas para abastecer e, em algumas situações, a espera chegou até 12 horas.
Em conversa com o senador e a deputada, o chefe da Unidade esclareceu que a falta de combustível no Estado se deu em função da falta do álcool anidro, que é misturado à gasolina. Luiz Alberto ressaltou que desde o começo do mês de outubro os postos de todo o Estado já estavam prevendo o racionamento. Mas, com a falta do composto, a crise tomou proporções dramáticas.
Outro fator que contribuiu com a crise foi a logística de envio do álcool anidro oriundo dos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Além disso, a viagem entre Belém e Santana nas balsas demora quatro dias. Depois disto, o combustível é distribuído nos caminhões-tanque que abastecem os postos da Capital e do interior. O gerente garantiu que chegaria, ainda na sexta-feira, uma nova balsa para amenizar a crise no Estado.
O senador também visitou o escritório da BR Distribuidora em Santana, para saber de que forma seus postos estão sendo abastecidos. O gerente informou que uma balsa com 1, 5 milhão de litros de combustível também chegaria no final de semana a Macapá. Ele afirmou ao senador que no máximo segunda-feira (22) ou quarta-feira (24) os postos estarão abastecendo normalmente.
João Capiberibe declarou que vai continuar acompanhando a crise e encaminhará sugestões à ANP, para que a situação não volte a acontecer.
Rodrigo Juarez e colaboração de Sabryna Miranda