Com a presença de um público numeroso, o senador João Capiberibe (PSB-AP) realizou no último sábado, 26, o lançamento da revista “De Lutas e vitórias” no município de Mazagão/AP. O evento contou com a participação de diversas autoridades, que se pronunciaram a respeito da trajetória política do senador.
A separata “De Lutas e Vitórias” contém matérias divulgadas em revistas e jornais datadas de 1971, época do exílio de Capiberibe. Da publicação também constam artigos dos renomados escritores Dalmo Dallari e Ana Miranda, apartes de senadores, além de fotos do discurso de despedida de Capi, quando da injusta cassação em 2005 e de seu retorno triunfal ao Congresso, em novembro de 2011.
Ao se dirigir a uma plateia composta por castanheiros, líderes de associações e moradores da sede do município, Capiberibe falou das dificuldades que enfrentou ao longo da sua vida política e do seu retorno ao mandato quando seus adversários pensavam que ele não voltaria mais ao Senado.
Em seu pronunciamento, Capi voltou a se referir à parábola “O cavalo que saiu do poço”, contando a história de um animal que conseguiu sobreviver a um soterramento.
A comparação foi feita por um agricultor, quando o senador estava em campanha. O cavalo, que havia caído num poço, foi condenado à morte, mas conseguiu emergir pisoteando a própria terra que era atirada sobre ele.
A separata já foi lançada em Macapá (capital) e nos municípios de Santana e Mazagão. Em breve, será a vez de Porto Grande e Ferreira Gomes.