Moradores do Arquipélago do Bailique, distante 200 quilômetros do município de Macapá, agora têm energia 24 horas disponibilizada pela Companhia de Eletricidade (CEA). A partir da última semana, 20 comunidades – o que corresponde 80% da população – passaram a ter energia 24 horas, atendidas com energia produzida por grupos geradores.
Com o novo serviço, o Bailique avança rumo ao desenvolvimento econômico e social que a região tanto precisa.
Leia matéria do Diário do Amapá:
O programa Luz para Todos será inaugurado em breve, e a interligação das comunidades é uma das providências para receber energia firme e limpa através de uma rede denominada “Linhão do Bailique”. O Luz para Todos é o programa do Governo Federal em parceria com o estado, cujo objetivo é acabar com exclusão de acesso à energia em todo o país, e a previsão é de que essa conexão esteja concluída em quinze dias
Abacate, Andiroba, Buritizal, Carneiro, Cristo Redentor, Cubana, Fazenda do Thomas, Igarapé do Meio, Jaburuzinho, Jangada, Jangadinha, Jandaratuba, Macaco, Macedônia, Nossa Senhora Aparecida, Progresso, São Pedro do Curuá, Siriúba e Ilhinha são as comunidades que terão energia 24 horas através de motores garantidos pelo Governo do Amapá.
Essas localidades também serão contempladas inicialmente pelo Luz para Todos com energia 24 horas nessa primeira etapa. Até dezembro deste ano, também entrarão no programa as comunidades Foz do Gurijuba, Igarapé Grande do Curuá, Itamatatuba, Limão do Curuá, Macaco de Fora, Marinheiro de Fora, Ponta do Curuá, Vila Salmo 21 e Ribeirinhos Isolados.
O morador da Vila Progresso, Edivilson Lopes, 47 anos, disse com a chegada da energia elétrica 24 horas em sua comunidade, tudo vai melhorar e significa o progresso. “Estávamos ansiosos em inaugurar o linhão, mas ficamos satisfeitos pela energia 24 horas para nossa comunidade através de motores”, comentou.