O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Todo ano, este dia é destinado a discussões sobre este bem natural.
Mas, por que a ONU se preocupou com a água, se sabemos que mais de dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é: uma pouca quantidade do total da água do nosso planeta é própria para o consumo.
Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação do homem. Isso é preocupante, pois, num futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.
Assim, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e definição de ações práticas para resolver o problema.
Ninguém sobrevive sem água
A água é um recurso natural essencial. Um elemento imprescindível a todas as formas de vida. Além de ser um componente básico para todos os organismos vivos, a água é indispensável às atividades humanas: agricultura, indústria, produção de energia, transportes, higiene, saúde e lazer.
A água cobre aproximadamente 71% da superfície do planeta Terra. Mas apenas 5% do volume total correspondem à água doce, e estão acumulados sob a forma de gelo ou em lençóis subterrâneos. Apenas uma pequena parte da água doce está disponível nos rios e lagos.
Água potável e água tratada
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano.
Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente, bem como a água proveniente de alguns poços.
É para se tornar potável e adequada ao consumo que a água passa pelas estações de tratamento, por vários processos, como desinfecção, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do pH e fluoretação. Essas etapas retiram as impurezas e matam os micro-organismos. Após o tratamento, a água é armazenada para ser distribuída à população. Todo este processo é muito complexo e custa caro.
O abastecimento público constitui, sem dúvidas, o uso mais nobre da água, pois dele dependem, direta e/ou indiretamente, todas as atividades humanas.
Riscos da água de poço
Poços estão sujeitos à contaminação por água de chuva, infiltração de esgotos, de valas, de microrganismos provindos de canil, galinheiro ou até de resíduos tóxicos de postos de gasolina próximos ao terreno.
Aparentemente, os custos para se ter um poço podem ser baixos. Mas, a manutenção e o gasto de energia podem salgar o orçamento no final do mês.
Isso sem falar nos gastos com remédios e tratamentos de doenças causadas pela água não tratada!
Inimigo invisível
Mesmo cristalina e sem odor, a água de poço pode estar contaminada por micro-organismos quase invisíveis mas muito perigosos à saúde. A recomendação é que a água de poços seja utilizada para fins não potáveis, como manutenção de piscinas, limpeza e jardinagem.
Água tratada evita doenças e reduz morte infantil
A água não tratada é a principal causa de atendimentos em hospitais por diarreia, gastroenterite e desidratação.
A diarreia é a segunda causa de morte de crianças abaixo de cinco anos, só perdendo para a pneumonia. Água não tratada e alimentos contaminados são a principal causa da diarreia.
Outras doenças causadas por água não tratada: amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa e cólera.
Indiretamente, a água não tratada também está ligada à transmissão de verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase.
Vetores, como o mosquito Aedes aegypti, que se relacionam com a água podem ocasionar a dengue, a febre amarela e a malária. Eles tendem a serem aumentados em regiões sem água tratada.
Água tratada é economia
Segundo informações atualizadas do Banco Mundial, 10 milhões de mortes anuais no mundo estão associadas a doenças causadas pelo uso da Água Imprópria para o Consumo Humano. Para cada R$1,00 investido em saneamento básico, são economizados R$4,00 em Postos de Saúde com doenças ocasionadas pela falta de saneamento.
Água tratada significa avanço social
Quando abrimos uma torneira, devemos receber água que foi retirada da natureza, tratada e transportada até as nossas casas, escolas, indústrias, hospitais, creches etc.
A distribuição de água tratada melhora a saúde e as condições de vida de uma comunidade. A água tratada é um direito. Lute por ela e valorize cada gota!